Consultoria em Fusões e Aquisições

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

consultoria-fusoes-aquisicoes-m&a

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Adicione o texto do seu título aqui

Seja para alcançar uma maior visibilidade no mercado garantindo maior vantagem competitiva ou mesmo para atuar de forma diferente, muitas empresas realizam processos de fusões e aquisições.

Resumidamente falando, esses processos são realizados incorporando uma empresa a uma outra já existente ou mesmo quando duas empresas distintas se unem dando origem a uma terceira empresa totalmente nova.

São operações bem distintas sendo imprescindível conhecer suas peculiaridades para saber qual o processo de junção mais indicado.

Devido a complexidade que envolve todo esse processo é que sugerimos a contratação de uma consultoria em fusões e aquisições, que irá lhe acompanhar em todo o processo:

  • Realização do valuation;
  • Preparação do teaser de apresentação;
  • Aproximação de investidores ou fundos de investimentos;
  • Acompanhamento jurídico;
  • Entre outros…..

Entenda a diferença entre fusão e aquisição

Os termos são parecidos e muitas vezes chegam até ser sinônimo um do outro, mas no mercado de fusões e aquisições-M&A são bem diferentes.

Em uma fusão duas empresas realizam uma permuta de ações, transformando-se em uma nova empresa. Após a fusão as duas empresas que deram origem deixam de existir.

Nesse caso é muito comum que as empresas que vão se fundir possuam atuação em comum, ou seja, são do mesmo segmento e executam negócios parecidos.

Se unem exclusivamente para se fortalecer e se solidificar no mercado.

Você pode me perguntar: “no caso da fusão de empresas como ficam os funcionários?”

Essa preocupação é recorrente, contudo alguns funcionários podem ser aproveitados devido a estratégia da empresa, contudo outros serão absorvidos em suas funções.

No processo de aquisição uma empresa compra as ações de outra, incorporando suas atividades ao seu negócio.

Na maioria dos casos de aquisição quem foi comprado deixa de existir e a empresa compradora fica maior e mais forte.

Ao contrário da fusão, o processo de aquisição não precisa necessariamente ser entre empresas do mesmo ramo, basta que a empresa compradora tenha algum interesse, muitas vezes estratégico como, por exemplo, a entrada da empresa em novos setores.

consultoria-fusoes-aquisicoes

Como uma consultoria em fusão ou aquisição pode ser bem-sucedida?

Para que a consultoria em fusões e aquisições seja bem-sucedida é preciso que ela atue com uma análise minuciosa a respeito da empresa ou das operações que vão ser alvos da compra, chegando a conclusão de que todo o investimento terá o retorno esperado.

No caso das fusões é preciso que ambas as empresas envolvidas na transação possam somar para o desenvolvimento e crescimento da nova empresa que será originada.

Este estudo preliminar deve levar em consideração o tempo de atuação no mercado, a carteira de clientes que cada uma vai trazer, cultura profissional e a mão de obra especializada que cada parte vai contribuir na formação do novo negócio.

No caso da fusão, esse estudo assegura que as duas empresas saiam ganhando e terminem mais sólidas e lucrativas.

Já na aquisição, essa avaliação precisa ser ainda mais detalhada, garantindo que a compra da outra empresa realmente trará os resultados esperados.

Concluindo…

Os processos de fusões e aquisições de empresas, na realidade, são bem distintos entre si.

Enquanto a fusão tem como resultado a formação de uma terceira empresa, totalmente nova, a aquisição pode eliminar uma empresa do mercado, se esse for o interesse central da operação.

Não é algo incomum uma empresa de maior porte comprar uma concorrente menor apenas para acabar com a concorrência.

Em ambos os casos é necessário realizar diversos estudos antes de iniciar os processos, principalmente a avaliação econômico-financeira.

Além disso, é preciso estabelecer um cronograma de fusão de operações internas, a fim de assegurar uma atuação de qualidade no mercado.

Sendo assim, a importância da contratação de uma consultoria em fusões e aquisições é fundamental para que o empresário possa ter esclarecimento do passo a passo das negociações.

Caso tenha interesse em saber como funciona a consultoria em fusões e aquisiçoes, entre em contato conosco.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)

Loading…